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Poder aliar esta atividade física a uma alimentação equilibrada, boa hidratação e também a um descanso adequado é o ideal a ser alcançado!

Porém, quando se fala em sair da inercia e adotar uma rotina de exercícios é necessário alguns cuidados e algumas alterações na rotina alimentar.

Quando a atividade física escolhida for a corrida é importante estar atento também aos cuidados com as articulações, afinal, aos 25 anos muita coisa começa a modificar em nosso organismo!
E uma delas, é que perdemos em média 1% da produção de colágeno a cada ano!
Além dos cuidados alimentares e se necessário suplementação, aliar um exercício voltado ao cuidado na preservação da massa muscular também seria uma boa alternativa neste caso.
A produção de radicais livres durante o exercício físico depende de alguns fatores, tais como a frequência, intensidade, duração e tipo de atividade realizada.

Mas de maneira geral, para evitar a fadiga e até mesmo os danos musculares, podemos incrementar a dieta com elementos antioxidantes, como as frutas, como a melancia, goiaba, tangerina, abacaxi, morangos, mamão, açaí, acerola e uva. Algumas delas podem inclusive serem batidas com água de coco natural. Hortaliças verdes, também são bem vindas e claro acompanhada de uma boa hidratação.
No mercado é possível encontrar uma infinidade de alternativas que podem acrescentar ainda mais cuidados, quando se trata de uma atividade mais intensa.

Hoje já é possível encontrar uma linha natural e um exemplo disto pode ser o uso de suplemento a base da rosa silvestre, que é uma planta originária do Oriente que contém uma alta concentração de vitamina C, sendo um antioxidante natural que neutraliza a ação dos radicais livres. É uma opção de tratamento preventivo. Nesta planta ainda pode ser encontrada a Vitamina A e E. Mas, os seus benefícios vem principalmente pela alta concentração de acido ascórbico, que fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

 

 



Além, de ser importante no cuidado articular, uma vez que a vitamina C participa no processo de síntese do colágeno. Outro aspecto importante e que facilita a biodisponibilidade de ferro, elemento muito importante quando se fala em performance.

Mas, vale ressaltar que é o principio ativo desta planta que é utilizado, e nunca devemos utilizar a planta que se encontra por aí em jardim. O uso de flores comestíveis é interessante, porém, deve ser feita somente se o fornecedor for um produtor para esta finalidade específica. E a indicação de qualquer suplemento deve ser orientada pelo profissional da área de saúde que te acompanha.


Dra. Cátia Medeiros
www.atualnutricao.com.br

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