PARTE 2 "CORAÇÃO" - OS ALIMENTOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NOS ÓRGÃOS

Com a crescente onda de preocupação em relação à saúde na maior parte da população, buscando uma alimentação mais saudável e até mesmo a realização de atividade física, vale a pena ressaltar que ter uma alimentação bem variada pode ser bem interessante em vários aspectos. HOJE FALAREMOS SOBRE O CORAÇÃO Óleos de origem vegetal como o azeite extra virgem, castanhas, frutas como abacate, são alimentos amigos do coração, quando consumidos moderadamente, estas gorduras presentes nestes alimentos ajudam a aumentar os níveis do HDL que é um bom protetor cardíaco, diminui níveis de LDL que é a fração de colesterol ruim para o coração. Frutas arroxeadas como as uvas, por exemplo, elas são ricas em resveratrol, uma substância que retarda o envelhecimento, neutralizando agentes oxidantes, como os radicais livres. O resveratrol, tem também propriedades anti-inflamatórias, protege o organismo contra as doenças cardíacas e contra o câncer. Fontes de cálcio como leite e derivados desnatados são importantes, pois o cálcio ajuda na regulação da frequência cardíaca, além de participar do processo de coagulação sanguínea. Já alimentos ricos em gordura animal como embutidos em geral (linguiça, salame, mortadela, etc) e defumados como bacon, além de leite integral em excesso, queijos amarelos em consumo rotineiro, terminam sendo ruim para a saúde do coração, primeiro pelo tipo de gordura ali presente, além da presença de grande quantidade de sódio e conservantes que podem favorecer o desenvolvimento da hipertensão, quando se une à um consumo desenfreado dos alimentos de origem animal com alto teor de gordura. Alimentos industrializados em excesso que ainda contenham as gorduras trans, são péssimas opções para o coração, já que além de favorecer o aumento do LDL, também diminui o HDL. Acompanhe as nossas próximas matérias que iremos falar sobre outros órgãos.

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