A PASSADA

Existem mais ou menos mil textos sobre o tema “passada”.

Qual a melhor forma de atacar o solo?

Como devo efetuar o ataque?

Com o calcanhar?

Com a ponta do pé?

Pois é pessoal, a corrida é um acelerado caminhar (eu sei que muda bastante coisa do andar para o correr), mas falando de forma bem simples é isso.

Se a ideia inicial é correr, ou seja, desde o momento em que você pensou “vou começar a correr!”, deve-se correr. A sua passada já existe, porém deve ficar mais eficiente a cada treino e a cada prova concluída.

Quando se iniciam os treinos na esteira, você consegue ouvir a passada. Aquele som vindo lá de baixo sinaliza um ataque ruim, som do pé batendo na lona com sua planta inteira (quando vejo alguém fazendo isso na esteira, tenho vontade de parar e corrigir).

Está bem, mas você deve estar pensando, “ele ainda não falou qual a melhor forma de atacar o solo”. Ok! Vamos a ela!

Alguns autores sobre o tema e profissionais da área de educação física pensam que se deve atacar o solo com a parte anterior do pé, semelhante aos que atletas de velocidade fazem. Porém, esta é uma prática usada em provas de 5 km, 10 km, entre outras, e que demandam alta velocidade. Eu, particularmente, gosto de atacar o solo com o calcanhar (acredito no efeito “elástico” dos isquiotibiais). Além do que, deixa a corrida mais bonita!

Oi? Como assim? Bonita? A corrida tem que ser bonita também, não basta ser eficiente?

Eu digo que ela pode ser eficiente e bonita, não acham? Quando você vê um atleta de corrida em ação, acha bonito ou feio? Sua passada longa e consistente, seu gesto técnico perfeitamente em harmonia, tudo devidamente sincronizado e geralmente num ritmo forte... admira essa cena? Você está pensando na resposta, certo? Eu respondo essa. É FENOMENAL... a beleza deve estar presente sim (meu ponto de vista).

Pessoal, a corrida deve ser prazerosa, divertida e bonita. Se faltar um desses componentes citados, que tal rever o seu treino?

Tenha sempre em mente foco, estratégia e disciplina. E...divirta-se também com o seu esporte. Faz bem para o corpo e para a alma!

Sucesso e ótimos treinos.

Marcelo Negrão

Personal Trainer

041996 G/SP

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square